segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O perigo do chiclete

Quando eu era criança minha mãe sempre me dizia: “- Não engole o chiclete porque vai colar na tua barriga”. Adultos tem a mania estúpida de ensinar bobeiras e amedrontar os pequenos à toa e eu, lógico, ficava apavorada. Só que isso nunca aconteceu. Não a questão de engolir, mas o lance de ficar grudado na barriga, pelo menos não pelo lado de dentro. No rosto e no cabelo nem vou contar.
Voce-gosta-de-mascar-chiclete-Saiba-agora-os-maleficios-e-os-beneficios-dessa-goma-viciante
Hoje em dia, diante dos inúmeros casos de pássaros mortos por que ingeriram lixo me veio à lembrança “o perigo do chiclete”.
Vou explicar melhor: como eu, você deve ter visto na reportagem do Fantástico que cerca de 70% do lixo dos mares é formado de plástico, o que faz com que os pássaros e outros animais como peixes e tartarugas morram por engolir bolinhas de desodorante, isqueiros, sacolinhas plásticas, etc., que nós jogamos na natureza e acaba indo parar em seus habitats.
dead_bird_10
Algumas pessoas ficam penalizadas, outros comentam como o homem está destruindo o planeta e uns poucos fazem campanhas para mudar esta realidade.
Sempre que me deparo com algum problema assim, o primeiro pensamento que me vem é o que eu posso fazer para sanar ou amenizar a situação. Sei que é um trabalho de formiguinha, mas devo fazer a minha parte e animar meus amigos a fazerem o mesmo, pois as atitudes em conjunto, sim, mudam o mundo.
Já procuramos evitar o uso das sacolas plásticas, já reciclamos boa parte do lixo doméstico, o óleo de cozinha vira sabão, garrafas pets e caixas de leite e sucos se transformam em artesanato (muitas vezes de gosto duvidoso). Sabemos que a quantidade de lixo que produzimos é imensamente maior do que o que reciclamos, porém, bem ou mal, estamos tentando ser ecologicamente corretos.
Acontece que tem uma coisinha a mais que podemos fazer.
Tem ocorrido com os pássaros que vivem mais próximos de nós, serem atraídos pela aparência e cheiro de fruta que emana do resto do chiclete que mascamos e jogamos em qualquer lugar e quando vão comer ou levar para os filhotes, a goma gruda em seus biquinhos de forma que eles não conseguem tirar. Tentam desesperadamente arrancar com os pezinhos, mas acabam se machucando, sufocando e morrendo.
chiclete
Agora penso... Que utilidade ou nutriente tem o chiclete?
Ah, tudo bem se não pode deixar de mascar essa porcaria guloseima, que tal, antes de jogar o resto fora, embrulhar em um pedaço de papel para que não seja encontrado pelos pássaros?
Vai evitar também que fique grudado em seu sapato, e isso é uma vantagem adicional, rsrs.
“Cuide do Planeta Terra, nós só temos um.”
Fonte: http://lilicaonline.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário